SIM, som! Tempo para Crescer

“Os SIM, som! têm uma capacidade inata de cativar as crianças e levam muito a sério isto de aprender a brincar.” Patrícia Monteiro (Mãe do T.)

O SIM, som! é um projeto de Educação pela Arte que nasceu da necessidade de criar, na escola e na sociedade, um espaço para errar; um espaço para as crianças serem crianças (e para os adultos serem crianças por um bocadinho, também).

O nome do projeto representa a sua base e os seus valores: “Sim”, a palavra que desafia a educação conservadora, a educação que trilha o caminho “certo” através do “não”, do que não se faz, do que é proibido, da sobreproteção, do medo de arriscar, do medo de errar; e a palavra “Som”, da Música, a Arte que nos serve de base e a especialidade em que nos formámos, a disciplina através do qual desafiamos todos os que connosco se cruzam a explorarem os seus instintos artísticos, o movimento, o ritmo e a interação com o seu meio.

Nas atividades do SIM, som! preparamos o espaço, interior ou exterior, e orientamos os projetos no sentido de desenvolver a imaginação, a criatividade e a curiosidade; expressar as emoções e sentimentos, explorar o tempo, o ritmo e a musicalidade, respeitando os instintos, a individualidade e a necessidade de movimento inata de cada um.

Defendemos a importância do desenvolvimento da aptidão artística na infância e ao longo da vida, como parte estruturante do desenvolvimento natural do indivíduo, através da música, do movimento, exploração de técnicas artísticas e contacto com várias linguagens artísticas.

Sabemos que essa aptidão se desenvolve apenas no decorrer de um contacto regular com a Arte, permitindo que cada pessoa amplie os seus horizontes e construa a sua própria identidade cultural e artística.

Defendemos a educação artística enquanto modelo de educação pela arte, promovendo o pleno desenvolvimento da criança, nos domínios cognitivo, sócio-emocional e psicomotor.

Assim, os projetos que desenvolvemos em comunidade promovem o desenvolvimento artístico de todos os envolvidos, não tendo como foco o resultado artístico ou performativo, mas sim o processo.

Insistimos na ideia de comunidade e tentamos ser agentes ativos na construção desse corpo social porque não esquecemos que as crianças descobrem o mundo através dos seus pares e, sobretudo, das suas pessoas favoritas. Acreditamos que a Escola tem de ser um ponto de encontro, uma porta aberta, um espaço seguro para crianças e adultos crescerem em conjunto, num mundo que evolui e se transforma tão rapidamente e que exige uma enorme capacidade de adaptação. Procuramos que a Música e a Arte sejam meios para estabelecer relações, para criar esse contacto próximo entre as famílias.

No Centro Social Paroquial de Ribeirão encontrámos uma equipa cujos valores estão perfeitamente alinhados com a visão que temos da Escola. Uma equipa que acolhe com curiosidade as nossas propostas e desafios artísticos e musicais, junto dos mais novos (entre um e três anos). Uma equipa que promove o respeito pela criança, pelas suas necessidades e individualidade e que reconhece a importância da Arte no seu desenvolvimento. Ao longo do nosso primeiro ano no CSPR, semeámos a curiosidade da descoberta do mundo através do som, do movimento e da utilização plena dos vários sentidos em simultâneo. Conhecemos a música através do corpo, explorámos o tempo através do espaço, o ritmo através do movimento e a nós mesmos através da voz, tendo por base a aprendizagem através do brincar.

A Equipa do SIM, som

Scroll to Top