Nunca a importância da formação profissional foi tão evidente como nos tempos atuais, tanto para o CSPR como para os próprios colaboradores da Instituição.
Os benefícios são vários, desde o aumento da produtividade e rentabilidade dos colaboradores e atualização de reciclagem de conhecimento.
O conhecimento e as competências adquiridos ao longo do processo de formação são cada vez mais valorizados, sendo que os colaboradores ficam habilitados para contextos profissionais mais exigentes onde a inovação, a criatividade, a competitividade e a necessidade de mudança são uma constante. Neste sentido, a formação profissional deverá ser sempre encarada como uma oportunidade de evolução, que acaba por levar à execução de um trabalho de excelência. Assim contribui, não só para a valorização pessoal do colaborador, como também para o desenvolvimento e a diferenciação da Instituição, tão necessários na realidade atual.
As mudanças organizacionais pressupõem trabalhadores com competências múltiplas e multidisciplinares; com qualificações e competências sociais, nomeadamente a capacidade de cooperação e trabalho de equipa, de comunicação, criatividade, flexibilidade, autonomia, capacidade de resolução de problemas, capacidade para elaborar sínteses e processar a informação para adaptação ao problema a resolver, atitude profissional e apetência pela qualidade, entre outras.
Atualmente este conceito foi ampliado: a formação também é vista como um meio de promoção do bom desempenho da sua função. Formar o colaborador para que ele possa executar as tarefas mais específicas que a função exige, desenvolvendo competências que tornem o capital humano mais produtivo, criativo e inovador contribuindo para os objetivos da Instituição.
A formação pode e deve ser vista como uma fonte de lucratividade, sempre na perspetiva de investimento e não de gasto. Ao investir em pessoas, o capital intelectual da Instituição aumenta e acaba por contribuir efetivamente para os resultados da mesma. Assim, a formação agrega valor não só aos colaboradores, mas também à Instituição e aos clientes.
Deste modo, anualmente, é elaborado um plano de formação. Para fazer um bom plano de formação é importante detetar as necessidades da Instituição e dos colaboradores. De seguida é preciso definir objetivos e desenvolver o plano de ação. E por último executar o plano.
Vantagens da Formação:
• incrementa a produtividade e rentabilidade;
• reaviva e atualiza conhecimentos;
• diferencia profissionais;
• favorece a inserção profissional.
ANA SOUSA
Gestora da Qualidade





