Novo Ciclo!

Na vida pessoal e na das Instituições há ciclos que se vão sucedendo. Assim acontece no Centro Social Paroquial de Ribeirão.

A Direção e Conselho Fiscal, após cumprir dois ou mais mandatos, terminou em 04 de dezembro de 2023. O Tesoureiro não podia continuar por falta de saúde. Nessa circunstância, o Presidente, depois de falar com todos os elementos, decidiu propor ao Arcebispo de Braga nomear nova Direção e novo Conselho Fiscal.

O Presidente da Direção, por inerência do cargo de Pároco, é o mesmo. Vice-Presidente: Rui Sérgio Santos; Secretária: Maria Irene Araújo; Tesoureira: Mariana Isabel Santos; Vogal: Nuno Adelino Cruz.

O Presidente do Conselho Fiscal: Marco Paulo Cruz; Secretária: Maria da Graça Miranda; Vogal: Carlos Filipe Martins.

Agradecimento

Neste momento, desejo agradecer o trabalho e dedicação de todos os elementos da Direção e do Conselho Fiscal cessantes. Todos desempenharam um papel relevante e enfrentaram com sucesso grandes desafios em momentos difíceis: os compromissos financeiros com investimentos e o grave contratempo – pandemia de Covid 19. Neste agradecimento desejamos destacar o Tesoureiro Adelino Azevedo Oliveira, que, desde a fundação do Centro, ocupou este cargo. O meu agradecimento estende-se aos elementos da nova Direção e do Conselho Fiscal que procuram continuar o trabalho dos anteriores.

Nova Directora Geral

A Coordenadora Geral, Educadora Maria da Conceição Oliveira, atingiu a idade de reforma e, por isso, deixará de fazer parte dos quadros da Instituição. A Educadora Conceição Oliveira colabora na Instituição desde a fundação. Primeiro, colaborou no ATL, depois, no Jardim de Infância e, à medida que as Respostas Sociais foram aumentando, ocupou o lugar de Coordenadora Geral. Nunca será de mais relevar e agradecer a colaboração da Educadora Conceição Oliveira.

Neste momento, na Instituição, com a Educadora Conceição Oliveira só há mais duas colaboradoras que estão aqui desde o início. Também lhes agradecemos a sua fidelidade.

Depois de consultar outras realidades semelhantes à nossa e o modo como têm organizada a gestão, a Direção decidiu nomear Diretora Geral a atual Diretora Financeira, Dra. Teresa Santos. A nossa Instituição foi crescendo ao longo dos tempos e a sua gestão exige profissionalismo e conhecimento adequados. A Dra. Teresa Santos reúne as condições necessárias para fazer uma gestão séria da Instituição.

Esperamos que todos colaborem ativamente e sem bloqueios com a nova Diretora Geral.

Novas respostas

A Instituição tem de continuar a crescer, diversificando os serviços sobre uma base sólida e um planeamento estratégico bem feito.

Queremos que os nossos serviços tenham cada vez mais qualidade. Daí o investimento na formação em “Humanitude” dirigida especialmente, para os cuidados com as pessoas idosas e com necessidades especiais.

Queremos estar atentos às necessidades da comunidade e tentar dar resposta ao que for mais urgente e estiver dentro das nossas possibilidades.

Próximas obras

Esperamos, até ao final do ano, iniciar as obras de ampliação da capacidade da Casa Santa Maria, aumentando a sua capacidade em mais 6 camas. Esperamos, também este ano, iniciar as obras de ampliação do Lar Santa Ana, aumentando a sua capacidade em mais 12 camas. Para conseguir isto, é preciso deslocar a lavandaria e implantá-la noutro sítio.

Para estas obras, infelizmente, não conseguimos nenhum apoio estatal.

Também temos um projeto para alargar a atividade nas estufas, cultivando algumas espécies de flores. Esperamos, com esta atividade, envolver mais as pessoas do Centro de Dia, do Lar Santa Ana, do SAD e da Comunidade. Para a sua concretização contamos com apoios.

Projecto cultural

Retomamos a atividade dos “Pequenos Cantores de Ribeirão”, orientados pela Professora Ana Calheiros. A participação não tem sido muita. No entanto, os que participam gostam muito e a “amostra”, nas Festas da Vila, demonstra o interesse dos que frequentam esta atividade.

Lembramos que esta atividade não se destina apenas aos utentes do Centro Social. Está aberta às crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 15 anos.

Apelo final

Neste momento de alguma reorganização no Centro Social Paroquial de Ribeirão, apelamos à colaboração de todos.

No Centro Social Paroquial de Ribeirão não há lugar para “quintinhas”! Somos uma Instituição em que precisamos da colaboração de todos em tudo o que for necessário.

Todos temos dois braços e uma cabeça que permitem “vestir a camisola” da Instituição em qualquer circunstância que necessite da nossa colaboração.

Agradecemos a colaboração que temos recebido e esperamos contar com o empenho leal de todos.

MONSENHOR MANUEL JOAQUIM CARVALHO FERNANDES
Presidente do CSPR

Scroll to Top