Entre Gerações!

Acreditamos que a aprendizagem intergeracional seja uma partilha recíproca de conhecimentos entre pessoas de diferentes idades, em que as gerações trabalham em parceria onde são trabalhados conhecimentos, valores e competências. É nesta partilha de conhecimentos, de afetos e troca de vivências que as pessoas idosas recordam e vivenciam uma “nova infância” pela oportunidade de usufruírem de mais tempo e com melhor qualidade na interação com os mais novos, situação, porventura, não desfrutada de igual forma no passado com os seus filhos.

Ao estarem mais ativos, os idosos evitam a solidão, melhoraram a saúde e a satisfação com a vida, despertando sentimentos de utilidade e de realização pessoal no seu papel de suporte aos mais novos. É nesta interação que perante situações de fragilidade de saúde e perdas relacionais, que as nossas crianças conseguem ajudar a recuperar o seu equilíbrio emocional.

Se por um lado esta partilha enriquece os nossos idosos, por outro lado as crianças convivem de forma saudável, evitando o envolvimento em situações antissociais.

A troca de afetos é valorizada mutuamente, numa sociedade onde impera a solidão quer pelo uso abusivo das novas tecnologias, quer pela excessiva ocupação profissional dos cuidadores e progenitores.

Esta é a prática que impera no CSPR, o convívio intergeracional entre as diferentes respostas da Terceira Idade e Infância, onde cada encontro é valorizado, onde cada tema é comemorado de forma única e diferente!

MARISA ARNAUD
Diretora Técnica

Scroll to Top