Dia Internacional da Erradicação da Pobreza

No dia 17 de outubro, celebra-se o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza e exclusão social assinalado pela Organização das Nações Unidas – ONU Portugal, sob o lema “Acabar com os maus-tratos sociais e institucionais, agir em conjunto em prol de sociedades justas, pacíficas e inclusivas”.

Afinal, em que consiste a pobreza? Segundo a ONU envolve a falta de recursos e de rendimentos que garantam meios de subsistência sustentáveis. Manifesta-se através da fome e da malnutrição, do acesso limitado à educação e a outros serviços básicos, à discriminação e à exclusão social, bem como à falta de participação na tomada de decisões.

Em Portugal, a Rede Europeia Anti-Pobreza – EAPN Portugal promove várias iniciativas pelo Combate à Pobreza através de ações de sensibilização e mobilização da sociedade portuguesa na luta contra a pobreza e exclusão social através do apelo à participação e ao ativismo.

O CSPR, como Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), assume um papel de destaque ativo ao tentar dar resposta às necessidades de Todos aqueles que necessitam, tendo por base os Direitos Humanos e criando cada vez mais condições para uma vida com dignidade.

Para responder às solicitações, atualmente temos um protocolo de parceria com o Banco Alimentar Contra a Fome, no âmbito do programa PESSOAS 2030 (Combate à Privação Material), para a distribuição a 208 pessoas, de géneros alimentares e/ou bens de primeira necessidade no conselho de Famalicão.

E ainda temos um protocolo, no âmbito da convenção da rede solidária de cantinas sociais, para o Programa de Emergência Alimentar facultando refeições a pessoas em situação de pobreza.

A EQUIPA TÉCNICA

Scroll to Top