Cuidar em “Humanitude”

“Somos uma instituição que se caracteriza por ser um espaço de bem-estar, promotor de autonomia e independência. É respeitada a individualidade de cada cliente, personalizando os seus cuidados e atividades, conforme as suas necessidades e projeto de vida. Incluímos a participação da família nas atividades do dia-a-dia, quer sejam na instituição ou fora dela.” – Lema inicial da “Humanitude” para a terceira idade no Centro Social Paroquial de Ribeirão (CSPR).

O que é a “Humanitude?”

A “Humanitude” é uma metodologia que visa capacitar os colaboradores a prestar cuidados de forma holística, respeitando a individualidade de cada utente, tendo em conta as suas capacidades. Esta filosofia tem como objetivos ajudar o profissional a cuidar da pessoa na melhoria da sua saúde, manter a sua saúde e/ou acompanhar a pessoa até à sua morte, dignificando a pessoa enquanto ser humano, em todo o processo. Este processo está assente em quatro pilares: Olhar, Toque, Palavra e  Verticalidade.

O olhar deve ser horizontal, próximo e longo, de forma a pessoa sentir-se cativada por este.

A palavra deve  ser melodiosa, transmitida de forma suave e de forma positiva, na qual o utente se sinta acariciado.

O toque deve assentar nos 4 “P’S”:
Profissional (apoiar), Progressivo (associado ao contato visual), Permanente (durante o cuidado é um fator calmante), e Pacificante  (agradável que transmite paz e serenidade).

A verticalidade é estimular a pessoa a manter-se de pé/caminhar com/sem apoio.

Que ajuda trás para a prestação de cuidados?

As regras de arte da “Humanitude” assentam em: fim dos cuidados em força; respeito pela casa da pessoa; fim das abordagens “surpresa”; respeito pelo sono da pessoa, ter contenções, se justificadas. Isto ajuda-nos não só a andar a par com a atual lei, mas também a prestar o tipo de cuidados que gostaríamos de ter um dia, quando estivermos no papel de utente.

Até onde chegamos?

A implementação da “Humanitude” é um processo longo, que visa quatro etapas: Sensibilização, Disseminação, Consolidação e Certificação. Nas respostas sociais da terceira idade, já foram dadas as formações das duas primeiras etapas a todos os colaboradores sobre o que é a “Humanitude”. Neste momento encontramo-nos na fase de consolidação, que é a fase em que é necessária muita dedicação da parte de todos os colaboradores, pois é aqui que são pensadas, organizadas e postas em prática as mudanças necessárias, para que possamos ser uma instituição certificada em “Humanitude”. Foi criado um grupo de apoio, que tem como principais funções reforçar positivamente as boas práticas de cuidados, dinamizando formações internas, integrando novos cuidadores assim como acompanhar e monitorizar as práticas e introduzir ações de melhoria. É um trabalho árduo, que depende de muita disponibilidade por parte de todas as colaboradoras, em especial aos colaboradores que fazem parte do grupo de apoio, pois é um desafio acrescido às rotinas diárias de prestação de cuidados no serviço.

Expectativas para o futuro com a “Humanitude”

O nosso objetivo para o futuro é conseguirmos a certificação em “Humanitude”, à semelhança de várias instituições mundiais, de modo a ser uma referência nacional na prestação de cuidados em lar, e fazer do lema inicial, a nossa missão. É sermos exemplo de que é possível cuidar sem ferir a dignidade das pessoas e manter os idosos ativos sem perderem a sua singularidade.

“Humanitude” e o registo de cuidados

A implementação da metodologia “Humanitude” teve início em Fevereiro. Neste mesmo mês também passamos a utilizar um programa informático MySenior que, entre outras funcionalidades, facilita os registos dos cuidados de saúde.  A aquisição deste programa tem tido um grande impacto positivo no Lar, nomeadamente na prestação dos serviços de enfermagem, porque é uma ferramenta moderna que nos permitem ter mais tempo em contacto com o utente, sensibilizando os colaboradores a prestar cuidados de saúde de acordo com a metodologia “Humanitude”.

A filosofia “Humanitude” ajuda-nos a encontrar estratégias para que seja possível prestar cuidados humanizados e personalizados às necessidades da pessoa, facilitando a transição de vida que o utente está a passar.

O MySenior permite-nos adequar e planear atividades de vida diária do utente, bem como tratamento, administração de medicação, planeamento de atividades diárias, registando-as no programa de modo a ter a informação disponível para todos, de forma rápida e eficaz e sem se perder informações importantes. É através dos registos de saúde realizados por toda a equipa que conseguimos assegurar que a metodologia na qual nos estamos a empenhar alcance os seus objetivos.

1º pilar da “Humanitude” – olhar

2º pilar da “Humanitude” – palavra

3º pilar da “Humanitude” – toque

4º pilar da “Humanitude” – verticalidade

Programa MySenior

PAULA RODRIGUES
Enfermeira

INÊS BRANDÃO
Diretora Técnica

Scroll to Top