O sítio dos Dinossauros

“Porque já não existem dinossauros?”

Esta foi a pergunta que surgiu em momento de grande grupo. As crianças entusiasmadas colocaram os dedos no ar com vontade de falar sobre isso: “porque eles não são de verdade”; “porque só existem nas histórias”; porque caiu um meteorito”.
“Um meteorito, o que é isso?” Mais uma questão lançada e muita euforia na roda.

Nos dias seguintes o assunto do meteorito andava nas conversas e brincadeiras. Este interesse continuou durante bastante tempo, quer nas brincadeiras de faz de conta, quer nos livros que traziam para a escola para mostrar aos amigos.

Entretanto surge a oportunidade de irmos ver uma exposição sobre dinossauros. O entusiasmo foi total. Chegado o dia, as crianças estavam eufóricas e com muita expectativa sobre o que iríamos ver. No local, reservado só para nós, tivemos a possibilidade de ver dinossauros e outras criaturas pré-históricas, recriadas à escala, com informações preciosas para dar resposta à curiosidade iminente. Observaram, aprenderam, tiveram a oportunidade de ser pequenos paleontólogos (palavra nova que ficaram a conhecer…) e brincaram muito. Foi uma manhã muito rica em experiências.

Este interesse continuou e surgiu a possibilidade de construir um local na sala onde pudessem explorar brincadeiras pré-históricas. Decidiram chamar de “Sítio dos Dinossauros”. Uma chuva de ideias surgiu. Teria de ter: dinossauros, vegetação, vulcão (outro conceito novo…), ossos e claro o meteorito. A Área das Construções foi adaptada de forma a ter o “Sítio dos Dinossauros”.

As vivências com esta temática foram acontecendo e desta forma, chegada a planificação para a Festa de Final de Ano foi evidente que teria de ser uma história com Dinossauros. Após a visualização do filme “O meu amigo Dinossauro” recriamos em conjunto uma pequena história com personagens feitas pelas crianças da sala.

Desta forma consideramos que trabalhar em projeto é uma forma importante de ir ao encontro dos interesses das crianças trabalhando várias áreas de aprendizagem .

“Não duvidamos que realizar projetos com as crianças é proporcionar-lhes uma valiosa ajuda ao seu desenvolvimento. Com o apoio atento do educador as crianças tornam-se competentes, isto é “capazes de saber fazer em ação”.

Bibliografia:

Vasconcelos, T. et al . Trabalho por Projectos na Educação de Infância. Mapear aprendizagens, mapear metodologias. Loures. Ministério da Educação e Direcção Geral Ciência de Inovação e de Desenvolvimento Curricular.

MARTA DIAS
Educadora de Infância

Scroll to Top