Frequentar o Centro de Dia é proporcionar uma vida ativa, é cultivar o bem-estar físico e emocional. Assumindo um papel primordial nesta Resposta Social, o Animador Sociocultural é responsável por preservar a autonomia, contribuindo para um envelhecimento mais participativo. É fundamental que este conheça bem as pessoas, as suas capacidades, interesses e expectativas através da observação da troca de conversas…
Nas reuniões semestrais são abordados os gostos e interesses de cada um, de forma que a frequência no Centro de Dia vá de encontro às suas expectativas, desejos e aptidões.
Cada pessoa idosa é valorizada nas diferentes áreas de interesse sejam elas; lúdicas, recreativas, sociais, intelectuais, desportivas. É a realização de um conjunto diversificado de atividades, que contribui não só para o bem-estar, participação e aumento da qualidade de vida dos idosos, como também para a prevenção de episódios depressivos entre os nossos clientes.
As parcerias com entidades locais assumem também um papel bastante importante na dinamização destas atividades. É fundamental que os nossos utentes convivam com as pessoas da comunidade e por outro lado que as próprias entidades locais, desenvolvam atividades dentro do CSPR, por forma a conhecer melhor o trabalho desenvolvido.
Estas parcerias são dinamizadas com a Câmara de Vila Nova de Famalicão (ginástica e hidroginástica), Junta de Freguesia de Ribeirão, Fundação Castro Alves e empresas particulares.
MARISA ARNAUD
Diretora Técnica




