O Snoezelen surgiu na Holanda nos anos 70 e vem da junção de duas palavras, SNUFFLEN significa cheirar e DOEZELEN relaxar. Jan Hulsegge e Ad Verheul foram os mentores desta abordagem, que inicialmente se desenvolveu, especificamente, para a deficiência mental profunda, mas o seu efeito benéfico levou a que esta se estendesse a um grupo mais vasto de pessoas.
O Snoezelen envolve a criação de ambientes e momentos controlados e seguros, onde são utilizados estímulos sensoriais para promover relaxamento, estimulação e bem-estar.
“Proporciona experiências multissensoriais de acordo com as necessidades da pessoa, partindo das suas capacidades e respeitando o seu tempo/ritmo. Por Snoezelen entendemos a oferta seletiva de estímulos primários num ambiente caloroso” (Jan Hulsegge e Ad Verheul, 1989).
Esta abordagem multissensorial é praticada em salas sensoriais, o que permite uma comunicação e interação mais próxima, criando laços de confiança para uma melhor intervenção, num ambiente mais tranquilo e com os estímulos que mais se adequam à situação. Estas intervenções visam trabalhar os vários sentidos: audição, visão, proprioceção, tato, paladar, vestibular e olfato.
Este espaço físico e os equipamentos não são suficientes para melhores resultados, devendo o Snoezelen ser inserido na vida quotidiana, designado por: Snoezelen 24 h. A criação de ambientes personalizados, num determinando lugar, proporciona estímulos sensoriais agradáveis onde o cliente pode usufruir sempre que tiver necessidade.
A estimulação sensorial deve ser contínua na prática dos cuidados do dia a dia para promover o bem-estar psicoemocional dos clientes. O humor é influenciado pela forma como fazemos a transição, por exemplo: da escuridão para a luz. Devemos acordar o cliente abrindo um pouco a persiana e deixar habituar-se à luz. Esta simples atitude permite que o cliente acorde com bom humor, proporcionando um comportamento tranquilo durante o dia. Por vezes, os clientes podem ter vivenciado experiências sensoriais difíceis noutro contexto que influenciam o seu comportamento diário. É importante conhecer e respeitar o seu próprio ritmo para pudermos ajudar a superar as más experiências. Um simples cheiro/ textura é suficiente para alterar/despoletar um comportamento negativo e o estado emocional. Devemos estar atentos ao que provocou essa alteração de comportamento para pudermos intervir da forma mais adequada.
Em suma, o objetivo não é fazer reaprender ou até mesmo aprender novas habilidades. É facilitar respostas adaptativas físicas e emocionais apropriadas que as maiorias das vezes estão armazenadas, mas bloqueadas por determinados comprometimentos patológicos/neurológicos.
Snoezelen…
“É um ambiente especificamente equipado que transmite aos seus visitantes um sentimento agradável de processos de autorregulação. A sala equipada é usada de acordo com as necessidades de cada pessoa. Consegue-se a estimulação de intervenções terapêuticas, pedagógicas, e se fortalecem-se as relações entre o cuidador e o paciente.” (ISNA-MSE)
Sabiam que o Snoezelen…
• Proporciona relaxamento;
• facilita uma comunicação multissensorial;
• estimula o movimento físico e habilidades motoras;
• desenvolve competências intelectuais e socioemocionais;
• proporciona experiências sensoriais que facilitem a aprendizagem;
• altera, previne e gere reações negativas em determinadas situações;
• diminui a medicação ansiolítica e sedativa.
ANA SOFIA ROCHA
Ajudante Ação Direta
FANI CARVALHO
Monitora
ROSA MARIA
Monitora




