A importância das histórias

Era uma vez…

“Era uma vez”, ou “perlimpimpim, esta história começa assim”, são pequenas frases que as crianças da sala do jardim médios quiseram enfatizar durante todo o ano letivo. O gosto pelas histórias foi-se avivando e partimos para as dramatizações, para a construção de rimas e poemas e para a atividade com as famílias “Os livros vão para casa”.

O interesse pelas diferentes personagens dos contos de fadas, das histórias tradicionais e pelo faz de conta levou-nos a um projeto em que todos se mostraram motivados. Em conjunto, decidimos terminar o ano com uma apresentação para os pais, na nossa festa de final de ano, que muito gozo nos deu preparar e dramatizar.

Acreditamos que as histórias infantis desempenham um papel fundamental no desenvolvimento das crianças, ajudando-as a expandir o seu vocabulário, introduzindo novas palavras e novos conceitos. Estimulam a imaginação e a criatividade, permitindo-lhes explorar o faz de conta e o mundo imaginário.

Ler ou ouvir histórias promove desde cedo a compreensão e a leitura. Muitas vezes as histórias falam sobre as emoções e situações quotidianas, ajudando-as a entender e a lidar com as suas próprias emoções.

Ler histórias para crianças cria momentos de proximidade entre adulto e criança, fortalecendo o vínculo. A leitura é uma atividade enriquecedora que promove um desenvolvimento intelectual, emocional e integral, beneficiando todos. As imagens retratam um bocadinho dos momentos que foram vividos no ano letivo 2023/ 24 pelas crianças da sala jardim médios.

PAULA COUTO
Educadora de Infância

Scroll to Top