A Casa Sensorial

Abordagem Snoezelen em Creche

Estimulação Sensorial na primeira infância

Desde tenra idade, a estimulação sensorial é crucial para o desenvolvimento cognitivo, emocional e físico das crianças. Brincadeiras que envolvam texturas, cores, sons e aromas estimulam conexões neurais e promovem habilidades motoras, linguísticas e sociais (Martins, 2023).

As experiências sensoriais ajudam a construir a base para a compreensão do ambiente que nos rodeia e das relações interpessoais. A estimulação dos nossos sete sentidos – visão, audição, olfato, paladar, tato, propriocetivo e vestibular – é benéfica ao longo da vida. Atividades que envolvem os sentidos podem melhorar a qualidade de vida, promover o bem-estar emocional e cognitivo e ajudar a potenciar a recuperação de certas condições de saúde (Martins, 2023). Não há forma de desenvolvimento sem explorarmos a base sensorial.

Na “Pirâmide do Desenvolvimento” observamos que na sua base estão os diferentes sistemas sensoriais, os quais devem ser trabalhados com bebés e crianças nos seus primeiros anos de vida. Como Pais e Educadores devemos planificar atuações que fortaleçam e desenvolvam este nível sensorial básico e assim, uma vez alcançado, planear a intervenção para o patamar seguinte. Ou seja, é necessário seguir um processo de desenvolvimento, trabalhando o sistema sensorial desde a sua base, até chegar aos processos cognitivos mais elevados, que estão no topo da Pirâmide. Da estimulação sensorial, chegaremos à estimulação cognitiva

Através da estimulação sensorial somos capazes de explorar e compreender o mundo de maneira mais profunda e significativa. Conectarmos com os nossos “arredores” desperta a nossa curiosidade e enriquece a nossa experiência humana.

As crianças da Sala Creche Pequenos encontram-se, segundo Jean Piaget, no estádio Sensório Motor, o que significa, aprendem através da estimulação dos sentidos e da ação motora. Aprendem, fazendo. O espaço envolvente deverá servir para “viver e experimentar” (Oliveira-Formosinho e Barros Araújo) e deverá estar apetrechado de elementos diversos e múltiplas oportunidades de exploração e aprendizagem. Por isso, todo o ambiente está pensado de forma a proporcionar ricas experiências sensoriais a todas as crianças, trabalhando assim os dois primeiros patamares da Pirâmide do Desenvolvimento: Sistemas Sensoriais e estádio Sensório Motor.

Estes são também os princípios da Abordagem Snoezelen que, através da estimulação sensorial, pretende promover momentos de relaxamento, bem-estar e aumento de qualidade de vida de pessoas de qualquer idade ou condição.

É neste sentido que a Abordagem Snoezelen surge na nossa rotina, a qual fomos adaptando e diversificando, ao longo do ano, nas mais diversas práticas do quotidiano. Além de todas as atividades já experimentadas em bandejas sensoriais promovemos outras com caraterísticas Snoezelen, de forma a potenciar ainda mais o desenvolvimento do sistema sensorial de cada criança.

Abordagem Snoezelen

Snoezelen surgiu em 1960, por meio de dois terapeutas holandeses: Jan Hulsegge e Ad Verheul. Na altura, construíram uma sala com algumas propostas sensoriais para estimular pessoas com dificuldades intelectuais. Foi a partir dessa experiência que surgiu a palavra Snoezelen, que provém do holandês Snuffelen (procurar ou explorar) e Doezelen (relaxar).

É uma abordagem de integração sensorial que tem como proposta trazer bem-estar, conforto e relaxamento por meio do próprio espaço, que é estruturado com alguns materiais que oferecem estímulos sensoriais. Estes materiais podem ser controlados de forma individual ou combinados com outros efeitos: projetor com vídeos e imagens, fibras óticas, colunas com bolhas, colchão de água, piscina de bolas, espelho convexo, mural tátil, tapetes e materiais multissensoriais, música, difusores de aromas…

Arte Snoezelen não se realiza apenas numa sala com equipamentos específicos. Snoezelen são momentos e experiências sensoriais que podem ser proporcionados a qualquer pessoa, desde que o espaço esteja preparado para ajudar, acima de tudo, a relaxar e a promover o bem-estar, através de exploração com os sete sentidos.

Investir em experiências sensoriais diversificadas e enriquecedoras, quer sejam dentro da sala Snoezelen, num cantinho da sala de atividades, no jardim, na hora da refeição, da sesta ou da higiene é essencial para um desenvolvimento pleno (Martins, 2023).

A Casa Sensorial

Nos primeiros anos de vida, a estimulação sensorial é crucial para um futuro promissor. Foi da necessidade de promover a cada criança do grupo um espaço no seu quotidiano onde pudesse explorar, relaxar, estimular os seus sentidos cada vez que sentisse necessidade ou, simplesmente, para experimentar diferentes estímulos, que surgiu o projeto da “Casa Sensorial”.

Situada num cantinho acolhedor da nossa sala, a Casa Sensorial promove, ao som de música relaxante, diversas experiências sensoriais que envolvam a exploração e a construção de novas aprendizagens. Simultaneamente, a criança deixa-se envolver num estado de relaxamento que se reflete nas suas ações seguintes da rotina. Esta sensação de relaxamento ajuda a desenvolver o seu autocontrolo, ficando mais tranquila no processo de resolução de problemas; a manter a boa disposição; a dormir tranquila; entre outros benefícios.

No interior desta Casa Sensorial, as crianças exploram garrafas ou sacos sensoriais, exploram diferentes cores com luz negra e tintas florescentes, exploram bolas luminosas e sombras.

Estes estímulos também foram experimentados em grande grupo. Preparou-se várias vezes um espaço amplo com materiais diversos, como projetor de paisagens, difusor com aromas, música relaxante, entre outros objetos e texturas exploratórias.

Durante estes momentos de exploração sensorial o adulto está perto a criança. Reage com um sorriso, um miminho, um gesto ou palavra de incentivo às interações e reações que a criança faz. É um momento privilegiado para a criação de relações positivas entre o adulto e a criança, onde ambos se envolvem num estado de relaxamento e bem-estar, enquanto são explorados os vários sentidos.

A isto se chama Snoezelen: “A Arte da Relação” (Marc Thiry).

Em Snoezelen, a impressão é de um mundo de sonho, na qual se pode sonhar e relaxar e, ao experimentar o ambiente, é possível percecionar o próprio corpo de forma mais consciente. (Ad Verheul)

Bibliografia

Martins, A. (2023). Snoezelen – um caminho para os sentidos. ISNA
Oliveira-Formosinho, J. & Araújo, S. (2013). Educação em Creche: Participação e Diversidade. Porto Editora.

CARLA CRUZ
Educadora de Infância

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